A Certificação B e sua importância.

Ao investir em uma companhia você deve sempre se fazer uma simples pergunta: Eu realmente quero ser dono desta empresa? E, para essa resposta ser sim, são necessários geralmente dois aspectos: (i) você deve acreditar na empresa, ou seja, se interessar por seus propósitos, processos, modelo de negócio, pessoas e acreditar que ela entrega um bom produto e gera valor para o cliente e especialmente a  sociedade. (ii) A companhia deve projetar retorno e crescimento, sendo que para isso, ela precisa de vantagens competitivas, o que no mundo tecnológico e ágil atual, se tornam perecíveis rapidamente.

A vantagem competitiva do século XXI é a percepção de valor de uma empresa, corroborando para o valor da Marca. Amazon, Google, Natura, entre outras são companhias que, em um mundo extremamente concorrido e mutável, continuam sendo a principal e mais admirada opção das pessoas. As constantes mudanças ameaçam empresas e modelos de negócio, portanto, manter a qualidade de seu produto e da sua imagem é um fator de suma importância.

Além disso, com a mudança cultural e aumento de renda mundial os consumidores buscam produtos e empresas que possuam garantias de responsabilidade e contribuição social e ambiental. Assim, o melhor jeito de alcançar ao mesmo tempo (i) uma operação  que cria valor, e, (ii) uma marca sólida e lucrativa, é possuir uma operação limpa e em conformidade com normas e valores hoje tão importantes. Este é o caso da Agrotools. Além de buscar aumentar eficiência, diminuir riscos e proteger a marca de seus clientes, a AT também possui a chamada e tão cobiçada Certificação Internacional “B”.

Quando o assunto é garantia de uma marca responsável socioambientalmente e capaz de manter sua imagem no longo prazo, a primeira e mais importante letra do alfabeto é a letra “B”. O “Certificado B” é atribuído a companhias que garantem os mais elevados padrões de entrega social e ambiental, além de transparência e compliance. São companhias que balanceiam lucratividade e propósito, sendo muito bem vistas não só pelos clientes, mas também por funcionários, fornecedores e investidores. Isso é extremamente importante no longo prazo. São exemplos de empresas que possuem essa certificação: Ben & Jerry´s, Natura, Danone, Allbirds, entre outras.

Para se tornar uma empresa B é necessário possuir 3 pilares principais. Performance verificada de benefício social e ambiental, conformidade legal, e elevado padrão de transparência. O certificado surgiu em 2007 e possui uma administração sem fins lucrativos e independente com escritórios nos EUA, Europa, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Para receber e manter o certificado, companhias precisam receber um score mínimo nos três aspectos citados acima, além de precisar refazer o certificado a cada três anos. Entra na Certificação, inclusive a alteração do contrato social das empresas, ou seja, o assunto é realmente sério.

A Agrotools é a primeira Empresa B brasileira no setor do agronegócio, e isso porque alguns de seus produtos entregam aos seus clientes corporativos do agronegócio, a real e mensurável conformidade social e ambiental de fornecedores ou clientes, evitando que façam negócios que possam impactar negativamente sua cadeia de valor. Portanto, a própria missão da Agrotools passa inerentemente na valorização e proteção da operação e a marca de seus clientes no curto e longo prazo.  Além disso, a AT é exemplo de governança e boas práticas de trabalho, fazendo com que atinja todos os critérios para ser e ter o valioso Certificado B.

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